Consultoria

Nossos serviços em consultoria têm como objetivo a geração de valor para o cliente através de soluções personalizadas às necessidades da organização. Por meio das metodologias e técnicas de Excelência Operacional e experiência em diversos projetos realizados, a AD HOC desenvolve estratégias OPEX para todos os seguimentos de mercado.

Buscamos a implementação de ideias simples em resultados específicos (custo, qualidade e produtividade) a curto prazo. Ao combinar o pensamento estatístico, a paixão pela filosofia lean Six Sigma, a experiência em gerenciamento de projetos e a obstinação por resultados, asseguramos o retorno dos nossos projetos (ROI).


O que é: O LEAN pode ser compreendido não apenas como um conjunto de técnicas e ferramentas, mas como uma filosofia de gestão de operações que surgiu na Toyota (Sistema Toyota de Produção – STP) e que tem como principal objetivo criar valor para a empresa e para os seus clientes no menor tempo possível, na mais alta qualidade e ao menor custo, buscando a eliminação de desperdícios e o aumento da produtividade. As iniciativas “lean” têm aumentando o desempenho dos processos de fabricação, administração e serviços nas empresas que incorporam a mentalidade enxuta na cultura e na rotina diária.

Como fazemos: Mapeamos os processos críticos da organização para a identificação de desperdícios. Por meio do lean thinking, identificamos o fluxo de valor e buscamos a promoção do fluxo contínuo nas principais atividades empresariais. Implementamos eventos kaizen focados em diversos temas (5S housekeeping, padronização, manutenção autônoma, setup rápido, entre outros) e desenvolvemos as competências necessárias aos colaboradores engajados no processo de conversão LEAN.

Resultados esperados:

  • Redução de tempos (lead time, cycle time, setup e desenvolvimento de produtos);
  • Trabalho padronizado;
  • Redução de custos operacionais;
  • Redução/eliminação de desperdícios;
  • Liberação de espaços;
  • Redução de distâncias percorridas;
  • Redução de estoques;
  • Prevenção de falhas;
  • Aumento da produtividade nos postos de trabalho.

O que é: Six Sigma é uma abordagem disciplinada, orientada para projetos de curto prazo (4 a 6 meses), com base no pensamento estatístico e foco na redução da variabilidade inerente aos processos empresariais. A metodologia Six Sigma foi desenvolvida na Motorola na década de 1980 com o propósito de melhorar a qualidade de seus produtos e processos. Na década seguinte, diversas empresas implementaram a metodologia com êxito, incluindo General Eletric – GE, Allied Signal, Black & Decker, Bombardier, Dupont, Asea Brown Boveri, DuPont, Dow Chemical, Johnson & Johnson, Kodak, Sony, Toshiba, entre outras.

No que se refere ao conceito estatístico, o termo “Six Sigma” é utilizado para descrever a capacidade de um processo em gerar 3,4 defeitos por milhão de oportunidades (DPMO). São características de um projeto Six Sigma: (i) foco em resultados com impacto financeiro consistente, (ii) alinhamento com a estratégia empresarial; (iii) metodologia específica para a implementação do projeto (DMAIC/DMADV); e (iv) infraestrutura técnica evolvendo profissionais tecnicamente capacitados nas ferramentas, incluindo green belts, black belts, master black belts e Champions.

Como fazemos: Para produtos e processos existentes, os projetos são gerenciados com base na metodologia DMAIC (Definição, Medição, Análise, Melhoria e Controle). O modelo DMAIC foi desenvolvido inicialmente na Motorola como uma evolução do ciclo PDCA e com ele é possível assegurar que todas as fases necessárias para a execução eficaz de um projeto sejam determinadas e analisadas com o propósito de determinar se todos os critérios do projeto foram atendidos. Além do modelo DMAIC, também aplicamos outras abordagens para as iniciativas Lean Six Sigma, como por exemplo Desing for Lean Six Sigma (DFLSS) e Eventos Kaizen. Todos os projetos implementados pela   AD HOC são gerenciados por black belts experientes que também oferecem suporte (coaching) para líderes de projetos e suas equipes.

Resultados esperados:

  • Aumento da margem operacional;
  • Redução de despesas operacionais;
  • Retorno sobre Investimento;
  • Redução de defeitos;
  • Prevenção de falhas;
  • Redução de custos da não qualidade;
  • Redução de estoques;
  • Redução de perdas com a fábrica escondida “hidden factory”;
  • Aumento de produtividade;
  • Redução de lead time;
  • Aumento da satisfação do cliente.

O que é: O Gerenciamento de Processos e Rotinas busca a manutenção e a melhoria contínua das principais atividades inerentes aos processos empresariais, objetivando atender às necessidades e expectativas do cliente. Também pode ser compreendido como as ações e os controles diários conduzidos para que cada colaborador possa assumir as responsabilidades diárias para a operação eficaz do seu processo.

Como fazemos: O Gerenciamento de Processos e Rotinas envolve a coordenação e execução das atividades diárias no nível operacional da empresa, por meio do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) e execução dessas atividades conforme as diretrizes estratégicas da organização. Os projetos de gerenciamento de processos e rotinas da AD HOC são conduzidos por meio das seguintes etapas: compreensão do negócio, mapeamento de processos, definição de KPI’s e gestão visual, programa 5S Housekeeping, definição de autoridade e responsabilidade, padronização e controle das atividades críticas, sistemática para solução de problemas e follow-up.

Resultados esperados:

  • Melhoria no ambiente de trabalho;
  • Padronização de atividades;
  • Previsibilidade e controle dos processos;
  • Definição clara das responsabilidades e autoridades;
  • Estabelecimento de indicadores de performance (KPI’s);
  • Gestão com foco em resultados;
  • Cultura de solução de problemas;
  • Aumento da Qualidade e Produtividade.

O que é: Desde o seu surgimento em 1987, as normas ISO 9000 têm sido adotadas como referência ou padrão para Sistemas de Gestão da Qualidade em diversos países, como forma de assegurar aos clientes que os produtos e serviços adquiridos satisfazem seus requisitos e também como forma de melhorar a gestão de uma empresa. A versão ISO 9001:2015 teve mudanças significativas em seu modelo de gestão em diversos aspectos, entre eles, o novo enfoque para a liderança, a amplitude das partes interessadas no negócio, o pensamento baseado no risco, entre outros, assim como importantes exclusões, tais como o controle de documentos e registros, ação preventiva e a necessidade de um representante da direção.

Como fazemos: A AD HOC conduz projetos para a implementação completa dos requisitos ISO 9001:2015 e também promove a transição da estrutura ISO 9001:2008 para os requisitos atuais. Dentre as atividades necessárias para a adequação dos processos empresariais aos requisitos normativos destacamos: mapeamento dos processos e fluxos de trabalho, revisão estratégica, análise documental, elaboração de padrões, treinamento, planejamento e condução de auditorias de 1ª parte e acompanhamento de auditorias de 3ª parte.

Resultados esperados:

  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Melhoria da qualidade;
  • Organização interna;
  • Redução de custos;
  • Controle dos processos;
  • Novos negócios;
  • Vantagem competitiva.